Fases do bebê - Salto de desenvolvimento.

Como tanto lemos ou ouvimos falar, saltos de desenvolvimento são fases muito significativas para os bebês.
Nestes ciclos, se podemos assim chamar, é como se eles fizessem brotar uma nova habilidade, que tanto ensaiaram, pulsaram através de seu corpo contemplado de vida e energia. Tão intenso, que nem eles, nem nós passamos despercebidos dessa transformação.
E como toda mudança, gera uma explosão de sentimentos e emoções. 
De repente, vê-se fazendo algo, assustadoramente empolgante. Àquele conflito entre querer e o medo do novo. Alegria pelo que se torna e necessidade de retroceder para se sentir seguro e prosseguir. Assim pedem colo, seio e alma. Pedem morada, como se quisessem voltar ao seu primeiro lar, nosso útero. Sede de vida, sugam-nos até parecer que não vamos dar conta de suprir, a nós e a eles. 
E no final, brotam novas formas, novos seres naquela gente, pequena e grande, imatura e sábia. 
De uma beleza tão incrível, que em meio aos cacos e cansaço podemos sentir gratidão.
Toda vez que ele me coloca meio ao caos, mostra que a vida pede calma, pois passa rápido demais. Faz um lembrete para que eu não me perca em meio ao turbilhão, para que eu não nos perca. Pois às vezes o cansaço não me permite perceber, o quanto cada dia é um. 
Que há um ano um braço era o suficiente pra lhe segurar da cabeça ao bumbum enquanto lhe amamentava, e hoje, se não segurar com os dois, desliza. Isso quando não se ajeita com um malabarismo mais conveniente. 
Hoje percebo, tento respirar, ar por ar, pois sinto em minha alma, que esta necessidade de colo, na verdade, é uma maneira de me presentear. Fazer-me contemplar sua forma, que logo, transformar-se-á em outra. Ainda mais bela, tanto quanto exigente. 
Desejo então, que diante da correria do dia a dia, daquelas que em algumas ocasiões precisamos procurar de onde mais podemos tirar forças, que as encontremos no amor. Que nos encontremos, pois naquela moldura única, que nunca foi, e nunca mais será. Aquele tamanho, temperatura, olhar e toque especiais, em eu poder ser seu aconchego e sua paz. 
Que neste dia eu acalme minha loucura. Que seja eu, você e nada mais.

saltos de desenvolvimento do bebê

Texto lindo escrito pela psicóloga Ana Letícia Cornetti, retratando as fases -exaustivas- conhecidas como saltos de desenvolvimento.
Entrem na fan page da Ana Letícia para conhecer mais o trabalho dela, tem muito conteúdo bom por lá, eu garanto!
Clique aqui Ana Letícia Cornetti- Psicologa

Você pode e deve ver esses ciclos com outros olhos, não é só exaustivo é gratificante! 

Vale a leitura e uma boa reflexão sobre esse tema que ainda é pouco conhecido


Vou deixar um tabelinha para vocês acompanharem os períodos que os bebês passam por esses ciclos: 

saltos e picos de desenvolvimento




0 Comentários:

Deixe seu comentário

Deixe a sua opinião ela é muito importante para mim!
E não esqueça de colocar seu endereço para que eu retribua a visita,Beijos.